O que você precisa avaliar, hoje, antes de buscar seu filho na escola!

Observar o horário da saída da escola traz informações importantes sobre o tipo de criação que você está dando para o seu filho. Os três itens abaixo vão te ajudar a avaliar como você está usando esse momento para  desenvolver afetividade, incentivo à  responsabilidade e organização.

Número 1: Quanto do pozinho da fada da alegria está caindo sobre a sua cabeça quando você chega na frente da escola?

Explico. Sua expressão é alegre, irritada ou apressada?

Vou te contar o que eu vejo nos adultos que se preparam e desfrutam dessa prazerosa atividade rotineira.

Acontece algo mágico! Existe uma agitação no ar, os adultos aos poucos vão chegando…. o barulho no interior da escola aumenta… Olhar para o rosto das pessoas é inspirador! Há sorrisos, expectativa e olhar fixo no portão. Quando a campainha toca, avisando do término da aula, ouve-se uma explosão de gritos de comemoração! Surge crianças fazendo o que sabem de melhor – correr! O abraço no adulto que a espera é o próximo movimento, parece que as quatro horas de aula foram meses de distância e saudade! É uma energia maravilhosa!

A existência ou falta de afetividade fica muito evidente nesses momentos.

(Recomendo horário de saída de escola de ensino fundamental para pessoas tristes, quase impossível sair de lá sem sorrir!)

Número 2: Mãe ou carregador de malas? Responda a essas perguntas: Quem carrega a mochila e os casacos até o carro? O teu filho te avista, e sem te dar “oi”, joga tudo em cima de você e sai correndo?

Parece apenas um detalhe mas essas são situações imperdíveis para ensinar responsabilidade e gentileza. Como disse no início, a saída da escola é um momento de euforia e toda mãe vai ser testada como carregador de malas, porém, não deixe passar essa oportunidade para educar. Inclinar-se para ficar na altura da criança, olhar no olho, sorrir e dizer “oi”, entregar de volta a mochila e os casacos com a frase “leve, é sua!” talvez tenha que ser repetida várias vezes até se tornar hábito.

Número 3: Não, você não descobriu um buraco de minhoca. Pare de achar que você controla o tempo e espaço, sair cinco minutos antes para dirigir um trajeto que leva quinze vai ter sempre o mesmo resultado – seu filho sendo o último a ver a mãe ou o pai chegar. Experimentar isso dia após dia gera sentimento de abandono. Ser um adulto organizado resolve o problema!

Sobre o assunto organização mais uma observação:Revisar a mochila, conferir bilhetes e preparar o lanche são atividades realizadas automaticamente pelos pais ou cuidadores sem a participação das crianças. Observada a faixa etária, encontre uma forma de envolver o seu filho no processo. É claro que demora mais, porém, ensinar alguém a ser organizado é uma tarefa que requer muita repetição, então aproveite o momento de preparar a mochila.

Muitas outras coisas se observa na saída da escola, mas pensar sobre a fada da alegria, o carregador de malas e o buraco de minhoca é o suficiente para o momento. Quero te ajudar a ter uma  – Conexão de verdade – com teus filhos. Caso tenha avaliado a necessidade de melhora em um desses itens, você pode melhorar hoje!

 

Você tem alguma experiência marcante sobre esse assunto? Conte nos comentários.

 

Abraço da Babá Virtual!

Leave a comment